Taxa básica de juros Selic em 4,5% possibilita compra de imóveis por financiamento

Deseja comprar seu apartamento? Há um tempo, considerando só a matemática, sem contar com as questões sentimentais, a resposta mais comum a essa pergunta era de que não valia a pena. Sabe porquê?

O valor dos imóveis no Brasil havia passado por uma alta muito grande, com juros do financiamento caríssimos e deixar o dinheiro como uma renda fixa dava mais retorno.

No entanto, agora o cenário é outro. A taxa básica de Juros Selic está em 4,5 % ao ano, sendo o menor nível histórico. Consequentemente, os juros de financiamento imobiliário também caíram para os menores percentuais já registrados.

Diante dessa mudança no cenário imobiliário, será que a adquirir um empreendimento pode voltar a ser um investimento interessante?

Bom, isso pode depender de alguns fatores, como:

  • Região
  • Estabilidade do seu emprego
  • Valor da Entrada

Se você quer sair do aluguel e já tem um perfil que está fora da zona de riscos para investimentos, pode sim valer a pena comprar um apartamento nesse momento.

Mas, será que vale o investimento?

Segundo a presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Cristiane Portella, há dois fatores que acabam pendendo a balança mais para o lado da aquisição do imóvel para morar. O primeiro é que, nos últimos anos de mercado imobiliário em marcha lenta, há um bom estoque de empreendimentos disponíveis.

Embora o preço nominal tenha subido um pouco, ele ainda não se recuperou de fato e, na média, avança abaixo da inflação. Isso faz om que o investimento inicial seja um pouco menor.

De acordo com Cristiane, as taxas de juros imobiliários, que são de longo prazo, nunca estiveram em um nível tão baixo.

“As pessoas que adquirem hoje vão fazer um financiamento de 30 anos com essa taxa de juros. E a gente fala de uma subida de juros daqui a dois, três anos. É um conforto pra quem está comprando algo cujos preços ainda não subiram, com boa oferta. Neste momento, é mais vantagem adquirir do que alugar. Mas claro que é uma decisão muito particular da pessoa”, afirma.

As menores taxas de juros dos últimos 30 anos

Segundo reportagem do G1, a comentaria financeira Salete Lemos relatou que estamos diante das menores taxas de juros dos últimos 30 anos. Esse é o momento para investir em imóveis e isso se deve ao fato de que manter o dinheiro aplicado em renda fixa, não será mais considerado como investimento.

Para a especialista, esse é o momento para arriscar em empreendimentos na planta, em obras ou até mesmo prontos, buscando essa valorização no mercado.

O sonho: moradia própria é algo almejado pela maioria dos brasileiros

Apesar desse sonho ser de grande parte da população brasileira, alguns ainda residem em casas e apartamentos de terceiros, pagando aluguel. E, essas mesmas pessoas vivem se questionando:

 “não é melhor pagar um financiamento de longo prazo para adquirir um imóvel do que continuar pagando aluguel?”

A decisão final de investir em um apartamento novo será colocada em prática com base na

Resposta a esse questionamento. No entanto, existem situações em que a compra de um imóvel pode comprometer severamente as finanças de um indivíduo ou de um grupo familiar.

Diante disto, é preciso levar em consideração fatores que devem ser observados antes de adquirir um empreendimento financiado. E, como o atual cenário está favorecendo os investidores, pode ser considerada a possibilidade da compra.