O quarto do bebê deve ser planejado pelos pais com muito carinho e atenção e por isso os espaços devem ser bem planejados
O novo membro da família está chegando e tudo precisa ficar pronto até esse momento especial. Quando um casal está se preparando para receber o primeiro filho (a), deseja que tudo saia conforme o planejado. Do enxoval ao quartinho, é preciso pensar nos mínimos detalhes. Por isso, muitos até escolhem fazer uma mudança radical nesse período de espera, indo em busca de um novo lar, que seja aconchegante e proporcione qualidade de vida para todos.
Um apartamento novo, por exemplo, que foi recentemente entregue pela construtora é a opção ideal para essas famílias! A estrutura é totalmente planejada para essa nova geração familiar, que procura um cantinho para chamar de seu, com pouca burocracia, fácil acesso e perto de tudo que possa facilitar a rotina.
Nesse contexto, eles escolhem um imóvel com 2 quartos, para proporcionar ao novo membro da família uma chegada ao mundo com muito conforto. Mas, muitos ficam na dúvida de como decorar e fazer o cômodo ficar do jeitinho que desejaram ter.
Diante disto, resolvemos produzir esse artigo para dá dicas de como criar um quarto de bebê funcional, em um espaço razoavelmente pequeno.
Parece um desafio muito grande para esse mundo moderno, mas o truque está em otimizar o ambiente! Veja:
1 – Maximize cada cantinho
Se você pensa em colocar um armário embutido no quarto do bebê, deve considerar que alguns itens não serão tão úteis, portanto, retire o que não vai usar do closet baby e transforme o espaço para instalar o berço do bebê. Assim, vai poder trabalhar ainda com papel de parede e ter um micro berçário super prático para quem vive em apartamentos.
2 – Quadros grandes
Peças ou quadros grandes podem ajudar um ambiente a parecer maior porque captam o olhar. Para proporcionar um estilo suave e leve ao espaço do seu bebê, aposte em ilustrações e molduras com cores brancas e neutras.
3 – Pense melhor no chão
O quarto do bebê precisa de muito espaço para armazenamento de produtos, brinquedos e às vezes, a melhor forma de fazer isso não virar uma bagunça é colocando tudo o que precisa pegar diariamente embaixo do berço ou em móveis que tenham espaço disponível. Você também pode usar cestos para guardar tudo de forma organizada e bonita ao mesmo tempo, basta usar a criatividade.
4 – Crie um espaço coeso
Só porque você e sua família vive em um apartamento, com cômodos pequenos, não significa que precisa abrir mão da harmonia. Isso vale especialmente para o quarto do bebê! Por isso, aposte em uma paleta de cores neutras e siga o estilo da decoração desejada, dos móveis ao papel de parede.
5 – Utilize o espaço vertical
Utilizar o espaço vertical do cômodo pode ser fundamental para criar um ambiente mais espaçoso e funcional. As prateleiras, por exemplo, ajudam a organizar utensílios do bebê que serão utilizados diariamente e ainda servem como espaço adicional para armazenamento de bichinhos de pelúcia e outros objetos decorativos.
6 – Use papel de parede com listras horizontais
Talvez você nem saiba, mas listras em formato horizontal alongam visualmente os espaços pequenos e adicionam um visual mais leve ao cômodo. Por isso, escolhe bem as cores e utilize listras horizontais em todas as paredes do chão ao teto e verá o efeito maravilhoso que terá no cantinho do seu bebê.
O quarto do bebê em apartamentos deve ser acolhedor e leve
Em apartamentos pequenos o cômodo reservado para o baby é ainda mais reduzido do que os demais. Porém, saber decorá-lo com tudo o que o novo integrante precisa é um desafio enorme que pode ser vencido com um bom planejamento e muita pesquisa por móveis compactos e multifuncionais que tenham harmonia entre si.
Cores claras, uma boa iluminação e um maior aproveitamento dos ambientes verticais vão fazer o quarto parecer ainda maior. Além disso, é importante montar o espaço usando apenas o necessário. Por isso, invista em um berço que se encaixe em qualquer canto do ambiente, uma cômoda com trocador embutido e uma poltrona ou cadeira de balanço para amamentar que não tome muito espaço.
Pense também em armários compactos para guardar as coisinhas do bebê, crie cantinhos especiais para guardar os presentes, como algumas prateleiras ou cestas decorativas. Assim o novo membro da família vai se sentir acolhido e confortável no novo lar.