Conheça os tipos de plantas para cultivar em apartamento

Saiba como cultivar plantas e quais os tipos mais adaptáveis para apartamentos pequenos e grandes e tenha um jardim perto de você.

Muitas pessoas acreditam que só porque vão morar em um apartamento não podem cultivar plantas! Mas vamos te contar um segredo: é possível ter plantas lindas morando em um imóvel planejado. 

Diversos compradores ficam com receio de fechar um bom negócio porque acreditam que não terão espaço suficiente para realizar atividades ou hobbies, como ter e cultivar plantas. Se você está em dúvida sobre esse assunto, chegue mais que vamos te explicar como fazer isso acontecer!

Bom, primeiramente sabemos que as plantas se alimentam de luz, fazendo o processo conhecido como fotossíntese. Segundo ponto, toda planta precisa de água e terceiro, é preciso garantir um pouco de dedicação para cuidar do seu desenvolvimento. 

Mas, você deve está se perguntando: todas as espécies de plantas podem ser cultivadas ?

Então, existem algumas espécies específicas que se adaptam mais facilmente a ambientes fechados e pequenos, como de apartamentos. Porém, nem todas conseguem resistir a esse ambiente, mesmo que bem cuidadas. Mas isso não é isso de abrir mão de uma jardinagem florida. 

VEJA TAMBÉM: Formas de se divertir morando em Brotas

Sendo assim, não é difícil compreender que o essencial é ter uma boa iluminação, água e tempo para cuidar das plantas no seu apartamento. Por exemplo, o melhor lugar para deixar suas plantinhas é em cômodo que tenha acesso a luz do sol, em um tipo de vaso mais adequado para cada uma delas e por aí vai. 

E quando você menos esperar, seu apartamento vai ter se tornado uma “floresta urbana”, o que de certa maneira não é algo ruim, já que esse estilo de imóvel e decoração está em alta no mercado. 

Por isso, separamos algumas espécies de plantas para você cultivar no seu apartamento:

Lança de São Jorge

A lança de São Jorge é uma das espécies de plantas mais indicadas para o cultivo dentro de um apartamento. Além de ser uma planta fácil de cuidar, exige poucas regas e quase nada de adubação. Ela se desenvolve muito bem em ambientes de baixa luminosidade, sendo ideias para aquele cantinho na sala de estar ou na varanda gourmet. 

Rosa de Pedra

A Rosa de Pedra é um tipo de suculenta que está fazendo o maior sucesso na decoração de interiores, graças ao seu formato que se assemelha a uma rosa tradicional. E como toda suculenta, também não exige muitos cuidados. Uma boa dica é regar pouco ou apenas quando o solo estiver seco. 

Palmeira Ráfia

A sua estrutura lembra a do bambu e é muito usada em vasos de escritórios, por exemplo. Por ser uma planta com visual sofisticado, combina com a maioria dos ambientes. Caso deseje ter uma dessas em seu apartamento, tenha em mente que vai precisar regá-la com alguma frequência. 

Violeta

É muito utilizada para dar um ar mais colorido e vivo ao espaço. A violenta precisa ser regada de duas a três vezes na semana. Ela pode ser plantada em pequenos vasos que podem decorar mesas ou enfeitar parapeitos de janelas ou varandas. 

Mini Cacto

É um clássico da decoração para ambientes fechados e pequenos, como os apartamentos. O mini cacto tem todas as vantagens de uma planta que raramente precisa de água. Para cuidar da forma correta, ela deve ser regada uma vez por semana. 

Cultive plantas em seu apartamento e tenha um jardim à sua disposição

Viver em um apartamento com uma área verde, de jardinagem, é ter um espaço aconchegante e leve para compartilhar com toda família. Os novos imóveis que estão sendo construídos pelas construtoras, por exemplo, são planejados para ter ambientes que proporcionem essa alegria para quem gosta de cultivar plantas e ter mais cor na vida. 

Sabemos que muitas pessoas têm dúvidas sobre qual espécie deve ter em seu lar, mas com um pouquinho de dedicação e cuidado, é possível cultivar diversas plantas lindas, sejam elas pequenas ou de grande porte, dentro do seu apê.