É sempre um desafio muito grande mudar de cidade, mesmo para aquelas pessoas que já passaram por essa experiência mais de uma vez. Mas, o medo do desconhecido vai existir e apesar disso, devemos tomar algumas providências para que essa mudança gere o mínimo de estresse e desconforto possível para todos, principalmente gerando mais tranquilidade na hora de Escolher um Imóvel.
O planejamento nessas horas se torna um grande alinhado, afinal, todos os detalhes são importantes e mesmo que já conheça bem o local, é bom saber fatores específicos que vão te ajudar no dia a dia.
Por isso, atente-se a lista que vamos apresentar antes de tomar decisões impulsivamente.
Se a sua mudança for permanente, há uma série de fatores que precisam ser revistos, mas se for algo temporário, um pequeno planejamento pode te ajudar neste processo. Veja:
Mudar de Cidade Permanentemente
Neste caso, você vai precisar contratar uma empresa de mudanças para levar as suas coisas. Contudo, tome bastante cuidado! Em algumas situações, vale a pena pagar até mais caro por uma empresa de nome e bem conceituada no mercado.
Mudar de Cidade Temporariamente
Se for por um curto período ou pré-determinado, considere o aluguel de um local para armazenar seus bens mais queridos. Esse tipo de serviço, chamado de Self Storage, vai guardar tudo o que for necessário para você com segurança e sempre a sua disposição, mediante a um valor mensal cobrado pela empresa contratada ou em outros casos, você pode aproveitar esse tempo fora para desapegar de algumas coisas e repassá-las para outros.
Bom, agora vamos ao mais importante: como fazer um planejamento para a minha mudança sem dor de cabeça? Simples, existem 5 passos que você precisará tomar para que tudo saia de acordo com o que foi pensado:
1 – Custo de Vida
É muito importante analisar o custo de vida do local onde você pretende morar. Há regiões onde os alimentos são mais caros devido a quantidade de supermercados e distribuidoras. Desta maneira, gastos com educação para quem ainda estuda também podem virar despesas extras a depender da localidade da escola ou faculdade.
Para que você não gaste mais do que o necessário, é interessante fazer comparações, pois mesmo que alguns preços estejam dentro do seu orçamento, outros que não foram pesquisados podem ser mais baratos.
2 – Faça uma Análise do Bairro Escolhido
Segurança é uma das primeiras coisas que você deve analisar no bairro que você escolheu para morar. Verificar o índice de criminalidade na região, vai te poupar de muitas situações desagradáveis e que causam medo.
Tome alguns cuidados: vá algumas vezes à região, em horários diferenciados para avaliar a movimentação, se há muito barulho ou se é um lugar de zona perigosa.
3 – Conhecer a Infraestrutura da Cidade
Para evitar choques muito drásticos, é fundamental conhecer a infraestrutura da localidade.
Por exemplo, se uma pessoa estiver saindo de Salvador para São Paulo, onde não há praia próxima, a correria é maior e o tempo de deslocamento para os locais são bastante cansativos, vai ser bem difícil para ela se adaptar e isso causará vários transtornos.
Contudo, o mais importante é você perceber que se você vai ter dificuldade com a adaptação, é bom escolher uma cidade que ofereça algo parecido com a atual.
4 – Mercado de Trabalho
Se você não vai mudar para outra cidade com emprego, uma hora ou outra vai precisar, não é mesmo? Então é importantíssimo explorar o mercado de trabalho da cidade escolhida.
Pesquise por lugares que ofereçam vagas na sua área ou para a carreira que pretende seguir.
Todavia, mesmo que você queira abrir um negócio esse tipo de avaliação é fundamental para saber se compensa todo o desgaste da mudança.
5 – O que fará com os Móveis
Desapegar ou levá-los consigo? Essa é uma grande dúvida que muitas pessoas têm ao decidir o que fazer com os móveis na hora da mudança.
Isto porque, alguns sabem que o transporte desses cômodos, a depender da localidade, são caros e acaba estragando grande parte da carga.
Por isso é fundamental saber o que fazer, colocar no papel o que vale levar ou não para não ter prejuízos em sua nova residência.
E o mais importante: Não se desespere!
Encarar novos desafios em um lugar que você ainda não conhece pode parecer desesperador. Mas, com o tempo, todos vão se adequando e a rotina passa a ser mais calma.
Essas mudanças demandam tempo para avaliações, tanto da moradia quanto para organizar todo o processo. O importante é que você faça um planejamento e veja o que vai ser importante levar contigo na bagagem e assim consiga facilitar sua vida.