Os fatores que influenciam na valorização do imóvel pode te ajudar a compreender se o seu investimento vai vale a pena
Tudo bem que precificar um imóvel nunca foi uma missão simples, mas o fato é que essa tarefa se tornou ainda mais complexa nos últimos anos. Primeiramente, o mercado imobiliário experimentou uma valorização intensa, especialmente pela realização de grandes eventos esportivos no Brasil e diante do cenário econômico em que vivemos, os preços estagnaram.
Diante desse contexto, no momento de escolher um apartamento, a sua localização tornou-se o item de maior importância para o comprador. O desejo de morar perto do trabalho e também de encontrar na vizinhança uma boa infraestrutura são itens que valorizam hoje o preço de uma propriedade.
Mas, assim como a localização influencia o valor do imóvel, a segurança também é outro fator de extrema importância na hora de fechar negócio.
Vejamos:
Imóveis situados em uma área onde há hospitais, farmácias, bancos, supermercados acessíveis levam a vantagem. A localização de um apartamento é responsável por quase metade do seu preço final.
Já em segundo lugar no ranking dos fatores, temos a segurança, que também é parte responsável pela valorização do imóvel. A exemplo de:
- Portão automático com rápida abertura
- Chaves de porta com segredo e elevador automatizado
- Local para estacionar o automóvel
- Áreas de lazer dentro do condomínio
Sabendo-se dessas características, antes de comprar um apartamento, faça uma avaliação para saber se o valor que ele possui condiz com o que oferece. Embora pense que isso não tem importância para você, conhecer os elementos que influenciam no valor da sua compra ajuda a compreender se o investimento vale a pena.
Assim, não terá riscos de aplicar seu dinheiro em um negócio que não vai dar retorno. Diante desse contexto, conheça mais 6 fatores que influenciam no valor do apartamento:
1 – Estrutura
Hoje em dia, imóveis pequenos se tornaram um padrão dde construção. Mas, esses apartamentos na maior parte das vezes, não oferecem opção para que o morador altere os espaços e amplie o tamanho de certos ambientes. Por isso, os apartamentos maiores, com boa estrutura, também são mais valorizados no mercado.
2 – Número de andares
Apartamentos em condomínio com muitos andares também tendem a ser mais valorizados do que aqueles com poucos pisos. Isso porque quanto mais alto o prédio, mais recursos serão necessários para que os moradores desfrutem de tudo e se locomovam.
3 – Qualidade do acabamento
A qualidade dos materiais envolvidos na construção também influencia no valor de venda de um imóvel. Mesmo que ele esteja inserido em uma área nobre da cidade, se os materiais forem ruins, o imóvel será desvalorizado.
4 – Área de lazer
Algumas pessoas preferem apartamentos ou condomínios que tenham uma área de lazer completa. Já outros, não fazem tanta questão desse espaço. Seja qual for a sua escolha, a área de lazer tem forte influência no processo de avaliação de imóveis e pode jogar o valor de um investimento lá no alto.
5 – Face para o sol
Em grandes centros, onde o número de prédios altos só aumenta. No entanto, ter o sol da manhã batendo na janela do seu quarto ou na varanda é um luxo. Embora muitas pessoas não saibam, esse fator tem relevância enorme no processo de avaliação do investimento.
6 – Vagas de garagem
Atualmente, uma vaga de garagem somente não é suficiente para atender às demandas de uma família, principalmente se os filhos já forem adultos. Por isso, vagas de garagem somam muitos pontos na hora de avaliar o investimento no imóvel.
Fatores que influenciam no valor são peças fundamentais para negociação do seu futuro imóvel; Fique atento!
Você está pensando em comprar um apartamento ou um empreendimento na planta? Já fique ciente de que é comum a discussão entre corretores de imóveis e clientes em torno do preço do imóvel. No Brasil, por exemplo, a compra da sua moradia é talvez o mais importante negócio que uma pessoa fará durante a sua vida. Por isso, os cuidados com a solidez do imóvel, documentação, contratos e se o sonho vale a pena, devem ser realizados com o auxílio de um profissional especializado.