Os millennials, que em português significa: geração do milênio, estão mudando o mercado imobiliário. O sonho de comprar um apartamento passou a ser concretizado mais tarde e com mais exigências. Para eles, a decisão final na aquisição de um imóvel deve levar em consideração fatores como a localização, tamanho, áreas comuns, sustentabilidade e tecnologia.
Perfil do comprador: como identificar os Millennials ?
Também conhecidos como a geração Y, são jovens nascidos entre os anos 1980 e 2000, que já correspondem a grande parte da população brasileira. Suas principais características são a forte presença digital, busca por flexibilidade, sendo muito comum a utilização de serviços personalizados.
Esse perfil tem um interesse muito alto em contrato de aluguel, contudo, ainda há uma porcentagem considerável que deseja comprar o primeiro apartamento, normalmente estão na faixa de 25 a 30 anos de idade.
Apartamentos: Imóveis mais procurados pela Geração Millennials
Apartamentos são os mais requisitados pelos Millennials. Eles buscam imóveis que estejam bem localizados, em regiões centrais da cidade e principalmente em bairros que tenham tudo por perto: metrô, transporte público, shoppings, cinemas, bares e restaurantes.
E, como o mercado imobiliário muda o tempo todo, as pessoas também mudam com o tempo. O jeito que a geração Millennials se comporta na sociedade influencia em diversos setores do país, incluindo o de compra de imóveis.
Veja também: Recém-casado: 3 dicas para escolher o apartamento perfeito
Um exemplo:
Digamos que você e seu irmão esteja querendo sair da casa dos pais. Os dois com a mesma idade, 27 anos, já estão estabilizados financeiramente e querem ter mais independência. Nesse contexto, vão em busca do apartamento que atenda as necessidades de ambos no momento, já que querem ter liberdade para ir e vir sem ter que dar satisfação aos devidos proprietários do imóvel.
Diante do que foi explícito no trecho acima, podemos identificar um fator muito importante para que a geração Millennials compre um imóvel: a independência. Porém, há outros pontos que influenciam nessa aquisição. Veja:
Fatores que influenciam a geração Millennials na compra do primeiro imóvel
- Localização
A geração Millennials não suporta perder tempo em engarrafamentos e por isso, preferem morar próximo aos locais de interesse (trabalho, comércio, lazer). Eles também priorizam bastante os bairros que oferecem boas condições e infraestrutura para fácil acesso aos pontos principais da cidade, desta maneira, podem se locomover a pé ou com transporte público em tempo reduzido.
- Tamanho dos imóveis
Os imóveis procurados pela geração Millennials costumam estar localizados em regiões centrais e desta forma, os jovens buscam por apartamentos pequenos e, optando por menos espaço e mais mobilidade. Tanto que, a maioria dos empreendimentos lançados nos últimos anos possuem pouca metragem, cômodos integrados e ambientes amplos.
- Áreas comuns
Já que os apartamentos apresentam pouco espaço, as áreas comuns dos condomínios são pontos importantes na hora de fechar o negócio. A geração Millennials deseja ter uma boa qualidade de vida, por isso, o mercado imobiliário passou a investir em infraestrutura. Diante disto, o empreendimento que oferecer áreas como salão de festas, academia e playground, já leva vantagem entre os demais.
- Sustentabilidade
Os millennials se importam mais com sustentabilidade do que as gerações passadas, sendo assim, os condomínios que apresentam soluções ecológicas acabam se destacando. Áreas verdes, hortas coletivas e tudo que oferece um estilo de vida mais saudável.
- Tecnologia
Essa geração é muito engajada e midiática com comportamentos éticos, sustentáveis e tecnológicos bem aguçados, por isso, os condomínios que oferecem wi-fi nas áreas comuns, tomadas USB e tecnologia construtiva, acabam ganhando os jovens e sendo mais atrativos para a compra.
Geração Millennials: qualidade de vida em primeiro lugar
Qualidade de vida está associada a geração Millennials. Mesmo com a rotina intensa de trabalho, viagens e estudos, os jovens compradores buscam uma moradia confortável e que traga sensação de bem-estar.
Por isso, os apartamentos pequenos, com ambientes amplos e adaptáveis, com tecnologia, boa localização e áreas comuns, são os mais atrativos para esse perfil de comprador. Eles buscam independência e por isso, agregam a estabilidade financeira conquistada antes dos 30 anos a compra de imóveis que podem gerar bons frutos no futuro.