Sabemos que todo condomínio tem por obrigatoriedade um síndico para administrar as demandas do empreendimento e dos moradores.
Mas, você sabe o que de fato eles fazem?
Bom, antes o mais comum era que um morador assumisse essa função, contudo, hoje em dia a figura do síndico profissional está ganhando mais espaço.
E, independente de quem esteja à frente dessa necessidade administrativa, é de suma importância ter conhecimento básico na área das atribuições que essa função exige, como:
- Organização dos pagamentos
- Cobrança de inadimplentes
- Monitoramento de Obras e serviços
- Cuidado com os funcionários
Esse cargo de fato é de muita responsabilidade e requer muita dedicação, organização, esforço e disponibilidade de tempo. Abaixo, você terá alguns itens sobre o que precisa saber do síndico.
Vejamos:
A função
Além de cuidar da parte administrativa do condomínio, o síndico também tem outras tarefas diárias.
De forma frequente ele deve convocar uma assembleia junto aos condôminos, cobrar os inadimplentes, fazer cumprir a convenção, representar o condomínio nas ações judiciais e também em órgãos públicos fora do juízo.
Ele também responde pelas omissões. No caso, deixar de fazer alguma obra necessária, a responsabilidade será toda dele.
Rotina
A rotina é algo bastante complexo, justamente devido a quantidade de funções que o cargo exige. É importante ter o máximo de planejamento e organização para não ter nenhuma insatisfação dos moradores e responsáveis pelo empreendimento.
Caixa
Outra responsabilidade muito importante que o síndico tem é de manter o caixa do condomínio em dia. Porém, duas questões podem afetar demais esse lado: as obras e a inadimplência.
Se um condomínio ficar sem dinheiro em caixa para pagar as contas de consumo, como água e luz, sem mencionar os funcionários, pode ingressar em ações trabalhistas e demais problemas.
Profissional
Para ser um bom síndico, é preciso ter bastante conhecimento para dar conta de tudo.
Hoje em dia, além dos moradores que assumem essa função, existem também os síndicos profissionais, que podem ser encontrados fora do empreendimento para exercer o cargo.
Seja um bom síndico para os moradores
Um bom síndico não deve somente cumprir suas atribuições legais a ele impostas. Para ter uma ótima gestão, é preciso incluir outras práticas diárias e habilidades.
Afinal, não são apenas as burocracias que devem ser geridas, não é mesmo?
Portanto, tome decisões, seja acolhedor, antecipe problemas e proponha soluções para melhorias ao condomínio sempre que necessário.
Temos certeza que se você deseja ocupar esse cargo, esse artigo com algumas dicas já conseguiu tirar algumas dúvidas.
Se necessário, veja também: Benefícios de morar em um condomínio com área de lazer